Autocuidado, uma prioridade para o seu bem-estar
Imagem by Sílvia Ferreira - Photography
Acredito que as coisas mais básicas e
simples da vida são aquelas que nos proporcionam realmente momentos de maior
alegria, prazer e bem-estar. É aqui que entra o autocuidado. Este conceito tão básico,
mas que tem um poder tão grande na nossa vida. É nele que quero que se foque
com toda a atenção daqui em diante.
Mas o que é então o autocuidado?
É cuidar de si com propósito, realizando práticas ou atividades rumo ao seu bem-estar e saúde.
O autocuidado não se restringe só a um determinado momento da vida, por exemplo quando estamos doentes. Não! Ele é importante ao longo de toda a nossa vida, em todos os momentos e etapas de vida, quer sejamos crianças, adultos ou idosos.
É algo simples, prático e um recurso que tem sempre disponível sem custos. É uma prioridade para a sua saúde física e mental.
Despender de um minuto do seu dia a dia para realizar uma pequena prática de autocuidado (eg. focar-se na sua respiração) pode fazer a diferença. Acredite.
E quais as estratégias práticas para cada tipo de autocuidado?
EMOCIONAL
Quanto ao autocuidado psicológico, é importante saber reconhecer e cuidar das suas emoções; falar sobre o que sente; partilhar o que sente com pessoas de confiança; ser gentil também consigo próprio; saber-se perdoar sempre que necessário e não exigir demasiado de si; praticar a autocompaixão; e, se necessário, pedir ajuda (de amigos ou de um profissional habilitado).
FÍSICO
Ao nível do autocuidado físico, deixo-lhe alguns hábitos que podem melhorar a sua saúde a longo prazo, tais como, abrandar o ritmo e fazer pausas ao longo do seu dia; dormir bem e as horas de sono que sente que necessita para recarregar baterias; praticar exercício físico (e.g. uma bela caminhada pela praia); descobrir hobbies e desportos; adotar uma alimentação equilibrada; investir num banho demorado e relaxante; manter uma boa prática de higiene oral; e, lavar frequentemente as mãos.
SOCIAL
No plano social, manter uma rede de suporte e apoio; permitir-se a relações positivas e harmoniosas; afastar pessoas tóxicas; sentir-se bem consigo e com os que o rodeiam; demonstrar afeto; e, experimentar o trabalho voluntário podem ser dicas que o farão com certeza sentir-se melhor consigo próprio, experienciando emoções e sentimentos bastante agradáveis.
ESPIRITUAL
No autocuidado espiritual, poderá aprender a viver em paz; praticar meditação; orar/rezar; convidar-se a experienciar e desfrutar dos magníficos prazeres que a natureza lhe tem para oferecer; saber desfrutar do silêncio e saber estar consigo aproveitando a sua companhia; encontrar um propósito no seu dia.
Porque o autocuidado é tão importante?
O autocuidado é sem dúvida um recurso básico que o ajuda a melhorar em grande escala a sua saúde e bem-estar. Proporciona-lhe momentos de prazer, alegria e satisfação. E ainda, o ajuda a prevenir momentos de stress e ansiedade, com que tanto nos deparamos na atualidade.
Compreendo que, por vezes, possa ser difícil encontrar tempo para priorizar o seu autocuidado, por isso, sugiro que planeie sempre quais aqueles que possam ser os momentos do seu dia em que poderá dedicar-se um pouco às práticas de autocuidado.
É importante que você, possa fazer uma lista de práticas que lhe façam mais sentido e que sejam prazerosas para si.
By Tânia Daniela Carvalho