Exercício diário de respiração
Fonte: Imagem Alan Retratos Pexels
Nestes tempos que se têm vindo a revelar bastante
desafiantes, deixo-lhe um exercício de respiração que deve fazer parte do seu
dia-a-dia. Respirar bem e de forma adequada parece simples. No entanto, existem
muitas pessoas que não o fazem corretamente. É importante reeducar para uma prática
respiratória correta, para que os níveis de oxigenação no cérebro sejam
eficazes e benéficos.
A respiração é um recurso que está sempre presente e acessível, ao qual pode recorrer sempre que necessita. É também um reflexo imediato das alterações das nossas emoções e pensamentos que nos estão a perturbar, daí se estivermos atentos, conseguimos perceber como se encontra o nosso corpo e a nossa mente.
Inspire, sustenha e expire para a sua tranquilidade e para o seu relaxamento.
Segue um exercício de respiração que pode realizar sempre que lhe faça sentido:
1.Procure uma posição confortável, mantenha os pés bem assentes no solo e pouse confortavelmente as suas mãos nas suas pernas.
2. Permita que as suas pálpebras se fechem lentamente e, durante 3 a 4 minutos, foque a sua atenção para as sensações físicas que está a sentir no momento. Observe como pode estar a sentir-se mais agitado, mais tenso ou ansioso e com a respiração acelerada. Permita-se abrandar.
3. Agora traga toda a sua atenção para a sua respiração que entra e sai do seu corpo.
4. Inspire lenta e profundamente pelo nariz, à medida que vai empurrando o estômago para fora (quando inspira a barriga sai). A cada inspiração, imagine nas coisas positivas que quer para si.
5. Sustenha a respiração durante alguns segundos, favorecendo uma troca gasosa mais tranquila.
6. Expire mais lentamente ainda, deixando que o estômago se contraia (quando expira a barriga entra). A cada expiração imagine que elimina toda a tensão, carga negativa e coisas más que tem dentro de si.
7. Por exemplo, deverá inspirar em 4 segundos, suster a respiração em 8 segundos e expirar em 12 segundos. Num momento inicial é normal que possa sentir alguma dificuldade na execução do exercício, pelo que, poderá começar com tempos inferiores.
8. Para o auxiliar neste exercício, poderá colocar uma mão na barriga e a outra no peito, imaginando que a sua barriga é um balão que, à medida que vai inspirando, a sua mão da barriga sobe e o balão enche e quando expira, a sua mão desce e o balão esvazia. A mão do peito não deverá mexer.
9. Execute o exercício lentamente duas a três vezes por dia.
Deverá realizar este exercício diariamente e sempre que se sinta mais ansioso, tenso ou agitado. Ele permitirá que se torne mais consciente da sua respiração, das suas emoções, dos seus pensamentos, do seu corpo e de si.
By Tânia Daniela Carvalho