Sabia que... existem dois tipos de stress?
Imagem by Anna Shvets, Pexels
Sabia que... Existem dois tipos de stress?
Hoje vamos entender melhor essa diferença.
O stress é uma reação natural do nosso organismo face a situações que exigem adaptação ou mudança. Este pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma como o interpretamos e lidamos com as situações geradoras de stress.
O stress positivo é chamado de eustress. Ocorre quando enfrentamos um desafio que nos motiva e que nos faz sentir satisfeitos. Por exemplo, quando nos preparamos para uma viagem, quando realizamos um sonho ou até mesmo quando finalmente conseguimos o emprego que tanto desejamos.
O stress negativo é conhecido como distress. Ocorre quando experienciamos situações que nos causam medo, ansiedade e/ou preocupação. Por exemplo, quando passamos por problemas financeiros, quando nos sentimos sobrecarregados ou quando acontece algo negativo a um ente querido. Esta forma de stress faz-nos sentir ameaçados, impotentes e prejudica a nossa saúde física e mental.
As reações corporais sentidas são iguais, como o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. A diferença está na maneira como reagimos emocionalmente nestas situações.
O stress não é necessariamente algo ruim, desde que seja moderado e controlado. O problema é quando o stress se torna excessivo, recorrente e crônico. O distress é um estado de sofrimento emocional caracterizado por sintomas de depressão e ansiedade, por vezes associados a queixas somáticas.
É importante saber identificar os sinais de distress e procurar formas de se sentir mais leve. Por exemplo, praticar atividade física, fazer algo que lhe dá prazer, treinar a sua respiração ou procurar ajuda junto de um profissional da área da saúde mental.
Um profissional pode trabalhar consigo no sentido de lhe dar a conhecer estratégias de prevenção e gestão em situações geradoras de stress.
By Tânia Daniela Carvalho
Com a colaboração de Andreia Pereira