Tudo o que precisa de saber sobre a Terapia de Casal
Muitos casais procuram a terapia de casal quando a relação já está no limite, e sem saberem muito bem a que mais recorrer, vão procurar quem os pode ainda ajudar.
Mas afinal o que é a Terapia de Casal?
A Terapia de Casal, normalmente é acompanhada por um psicólogo(a) com formação na área, portanto as consultas têm um formato semelhante às consultas de psicoterapia, com a diferença que os dois membros do casal estão presentes na consulta com o terapeuta. No entanto, em determinados momentos, o terapeuta pode solicitar que esteja apenas presente um dos membros do casal.
A Terapia de Casal diferencia-se da consulta de psicoterapia individual, não só pelo facto de estarem os dois membros do casal presentes, mas sim pelo objetivo que é trazido para a consulta. Ou seja, na Terapia de Casal, vai ser abordado a dificuldade que o casal está a ultrapassar em conjunto, e não o problema que um dos membros do casal tem. O foco da terapia de casal é precisamente o casal, trabalha-se com o casal o problema que está a afetar os dois membros do casal. O objetivo central da terapia de casal é melhorar a vivencia a dois., independentemente de em determinados momentos, seja solicitada a separação dos membros do casal. Mesmo nesse momento, o objetivo é sempre melhorar e explorar a problemática do casal que está a ter impacto nos dois membros.
Portanto nas consultas, apenas são abordados os problemas identificados pelo casal, embora num primeiro momento possa ser identificado um problema e posteriormente serem identificados mais, que serão abordados e trabalhados com o casal quando este assim o entender.
Exemplo: Casal com um filho que sai de casa aos 30 anos. Este casal já não sabe o que é viverem só os dois há 30 anos. É muitas vezes necessário a ajuda de um terapeuta de casal para ajudar a orientar para esta nova fase de vida. Neste momento, cada membro do casal tem uma expectativa na sua cabeça de como vai ser a relação, após a saída do filho. Algumas vezes estas expectativas não são conversadas, levando a que o casal comece a ter conflitos e opte por se separar, sem antes chegarem a um equilíbrio.
Então o que é que eu posso esperar da consulta de Terapia de Casal?
Na consulta de Terapia de Casal, só vão ser trabalhadas as situações que o casal identificar como dificuldades ou problemas, sendo que por vezes um dos membros do casal, possa estar a sentir e a vivenciar uma situação e referi-la como sendo um problema, quando para o outro está a vivenciar de forma completamente diferente, não identifica como dificuldade.
O terapeuta de casal é um mediador entre o casal, ele vai ajudar a refletir sobre as mudanças que são necessárias para que a relação se adapte à realidade daquele casal.
É importante lembrar, que as relações conjugais, passam por diferentes fases ao longo do seu ciclo, e as mudanças que vão surgindo muitas vezes têm impacto na relação conjugal.
A Terapia de Casal não tem uma solução "mágica" para resolver os problemas de cada casal, mas o terapeuta vai ajudar a que o casal passe a ter ferramentas adequadas para conseguirem trabalhar as dificuldades identificadas. Os resultados, vão depender do nível de envolvimento e compromisso em todo o processo terapêutico.
O que esperar do Terapeuta?
Seja um mediador entre o casal;
Não defenda nenhuma das partes, mas que perceba a individualidade de cada membro;
Exista empatia entre o casal e o psicólogo, para que os dois membros do casal se sentiam à vontade;
Que a confidencialidade seja mantida, mesmo quando existe a separação dos membros do casal.
Benefícios da Terapia de Casal
Melhora a comunicação entre o casal;
Salienta os pontos positivos da relação;
Melhora a intimidade do casal;
Ajuda o casal a expressar os seus sentimentos;
Auxília o casal a preparar uma separação ou um divórcio;
Capacita na adaptação a mudanças desafiantes;
Ajuda a melhorar ou a adaptar a relação sexual.
5 Dicas para o casal fazer em conjunto neste Natal
Definam um budget para presentes e gastos neste mês. Assim minimizam as discussões, porque já definiram o valor que querem gastar. Façam as compras dos presentes em conjunto;
Façam as decorações de natal de vossa casa juntos;
Ponham a tocar a música que ouviram juntos pela primeira vez e dancem agarrados (mesmo que se achem ridículos);
Façam uma caminhada juntos e aproveitem para ver as decorações de Natal da vossa cidade;
Tal como o calendário do advento, deixem um bilhete com um elogio para o outro, num sítio que obrigatoriamente a pessoa veja. (não vale repetir elogios durante este mês).
A nossa consulta de Terapia de Casal é assegurada pela Dra. Joana Correia de Oliveira, Psicóloga Clínica e da Saúde, Terapeuta Sexual e Terapeuta de Casal.